Notícias

  • Home >>
  • notícias
segunda-feira 26 de agosto de 2024

Aberto do Sapezal: Dudu Matarazzo, campeão brasileiro juvenil, vence de ponta a ponta no campo oficial da FPGolfe

Giovana Frezza dá o primeiro título de um aberto ao projeto Corujinha, comandado por Pepê da Costa Lima

 

Dudu e Giovana com troféus que marcam duas histórias de sucesso. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria

O 6º Aberto do Sapezal Golfe Clube, encerrado neste domingo, 25 de agosto, no campo oficial da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), em Indaiatuba (SP) foi a consagração de dois projetos paulistas para revelar novos talentos para o golfe brasileiro. No masculino, o título, de ponta a ponta foi para Eduardo Matarazzo, de 17 anos, que começou a jogar golfe no Sapezal, quando o clube foi criado há sete anos, e hoje defende o São Fernando.

Veja álbum completo aqui

No feminino, Giovana Frezza, de 19 anos, que jogou como convidada da FPGolfe, ressaltou a grande importância do projeto social Corujinha, de Louveira (SP), onde ela ingressou na primeira turma, há dez anos, para se tornar o primeiro golfista do clube da família Costa Lima, comando por Pepê, ex-campeão brasileiro, a vencer um campeonato Aberto válido para o ranking paulista. O torneio foi marcado ainda pelo hole-in-one de Marcel Maschietto, diretamente filiado à FPGolfe, que joga golfe há apenas nove meses e embocou de primeira no buraco 9, de 150 jardas, usando um híbrido.

Vitória – Dudu Matarazzo, que recentemente tornou-se campeão brasileiro juvenil e que hoje estaria classificado para representar o Brasil no LAAC (Latin America Amateur Championship), venceu de ponta a ponta, com 144 (74-70) tacadas, quatro acima, para conquistar seu segundo título consecutivo do Sapezal, depois de ter vencido em 2022 (não jogou em 2023). Dudu, assim como outros 20 jogadores, tiveram que voltar ao campo domingo cedo para completar a primeira rodada, quando uma tempestade com rajadas de vento de mais de 100 km/h, obrigou a suspender a rodada de abertura. No domingo, Dudu atacou todas as bandeiras, errou bastante, incluindo dois duplos bogeys, mas fez o recorde de sete birdies para jogar o par do campo e ser campeão por duas de vantagem.

O líder foi pressionado o tempo todo por Fernando Silva, do Campinas Golf Center, que defendia o título e fez a melhor volta do torneio na rodada final, mas apenas para acabar em segundo, com 146 (77-69) tacadas. Fernando fez três birdies, dois deles na segunda metade do campo, antes de terminar o jogo com seis pares consecutivos. Na classificação por handicaps índex até 8,5, o campeão foi Eduardo Matarazzo, de 12 anos, irmão de Dudu, que somou 154 (72-82) tacadas. O vice-campeão foi Taeyeon Lee, do Terras de São José, com 160 (81-71),

Handicaps – Nas demais categorias foram premiados o campeão gross e dos dois melhores net. Na 8,6 a 14, Andres Villaveces, do Sapezal, foi o campeão gross com 163 (84-79) tacadas, enquanto no net o campeão foi Luiz Claudio Recchia, também do Sapezal, vice-presidente Técnico da FPGolfe, com 151 (78-73), seguido por Leandro Metzner, do Arujá, vice-campeão com 152 (75-77). Na 14,1 a 19,4 William Muniz, do Riacho Grande, venceu no gross com 171 (90-81) tacadas. No net, dobradinha do Sapezal com  Marcelo Vergel vencendo com 149 (69-80), seguido por Marcelo Rockett, com 153 (78-77).

E na 19,5 a 25,7, Rodrigo Borges, o Peixe, do Terras de São José, foi o campeão gross com 176 (83-93), uma tacada à frente de Gil Hipólito, do Sapezal, que foi o campeão net, com 145 (74-71), no desempate com Paulo Tonetto, também do Sapezal (66-79), que jogou pior no segundo dia e foi o vice. Houve ainda uma categoria extraoficial, para jogadores com handicaps de 25,8 a 36, na modalidade stableford, vencida por Pedro Uemura, com 70 (34-36) pontos, com Leonardo Maruyama, também do Sapezal, vice com 61 (27-34). O hole-in-one por pouco não deu a Marcel Maschietto seu primeiro troféu, ao terminar em terceiro, com 60 pontos, empatado com André de Moraes, do Sapezal.

Feminino – Giovana Frezza, que tinha jogado 91 na estreia, melhorou nove tacadas no segundo dia para jogar 82 e vencer de virada com 173 tacadas. Juliana Passos, do Riacho Grande, líder do primeiro dia, foi a vice-campeã, com 177 (88-89) tacadas. Já na classificação por handicaps até 16, a campeã foi Mariani Mariano, do Terras de São José, com 185 (96-89). Na 16,1 a 25,7, só deu Clube de Golfe de Campinas. A campeã gross foi Huieun Kim, com 183 (89-94) tacadas, e as melhores no net Suin Lee, com 151 (82-69) e Ivaneide Silva, do Riacho Grande, com 155 (73-82).

Na entrega de prêmios foi sorteada uma passagem aérea para os EUA ou Caribe, oferecida pela Copa Airlines, patrocinadora oficial da FPGolfe, ganha por  Soonwook Byen, do Clube de Golfe de Campinas. Mauro Batista, Diretor Executivo da FPGolfe comandou a premiação que teve a mesa formada por Ademir Mazon, presidente da FPGolfe, seu vice-presidentes Luiz Recchia (Técnico) e Eduardo Bradaschia (Marketing), por Marcelo Lourenção, representando a diretoria do Sapezal, e Ramon Goes, representante da Terraverde | John Deere,  patrocinadora da competição.

Validade – O Aberto do Sapezal valeu para os rankings masculinos e femininos, scratch e por handicap índex da FPGolfe, e também como uma das últimas seletivas para o Campeonato Latinoamericano de Golfe, que será jogado de 7 a 12 de outubro, nos campos Teeth of the Dog e Dye Fore, da Casa de Campo, na República Dominicana, dois dos melhores e mais desafiadores percursos do continente. Os líderes dos rankings scratch e por handicap índex masculinos e as melhores dos dois rankings femininos por handicap viajarão para representar o Brasil com despesas de aéreo, hospedagem e inscrição pagas pela FPGolfe e seus patrocinadores institucionais, a Forvis Mazars e a Copa Airlines. A classificação para o Latinoamericano termina no Aberto do Estado de São Paulo, de 5 a 8 de setembro, que valerá pontos em dobro.

Outro destaque do Aberto do Sapezal 2024 foi o recorde de 12 empresas parceiras, entre elas a Terraverde | John Deere, que expôs no clube alguns de seus principais produtos para golfe. A John Deere, líder mundial na fabricação de equipamentos agrícolas, é também o um dos maiores fabricantes de equipamentos para campos de golfe do mundo e patrocinador do esporte. A Terraverde, que representa a John Deere no Brasil, oferece os melhores equipamentos com soluções de alta tecnologia, e tem como um dos principais diferenciais o pós-venda e a assistência técnica realizada por equipe especializada, com equipamentos, peças e serviços que garantem soluções seguras e eficientes.

Patrocínio – O 6º Aberto do Sapezal Golfe Clube teve patrocínio de Forvis Mazars e Copa Airlines, patrocinadores oficiais da FPGolfe; patrocínio Prata de Terraverde | John Deere; patrocínio Bronze de Ezycolor, Decamp e AddValue, e apoios de Royal Carts,  Helvetia, The Golf Brasil, Avant, Qually Grama e Unipac | Trojan. A realização é da Federação Paulista de Golfe e do Sapezal Golfe Clube – FPGolfe.

Resultados

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.