Notícias

  • Home >>
  • notícias
quinta-feira 16 de maio de 2024

Aberto do PL reúne melhores do Brasil, a partir desta 6ª feira, em Arujá, valendo para o WAGR

Oito homens têm índex inferior a 1. No feminino, Lauren volta a jogar como nº 1 do Brasil

 

Lauren e Negrini: os mais bem ranqueados em campo. Montagem com fotos de Thais Pastor/F2 Assessoria

Com um recorde de 211 jogadores de 38 clubes de sete estados (SP, RJ, PR, PE, BA, MG e PA), sendo 170 homens e 41 mulheres, começa a ser disputado nesta sexta-feira, 17 de maio, o prossegue até domingo, 19, o 47º Campeonato Aberto Masculino e 22º Feminino do PL Golf Clube, em Arujá (SP). A competição vale para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e Rankings Nacional, para os golfistas das categorias de handicaps índex mais baixo, que jogam 54 buracos (três dias).

Os demais competem apenas no final de semana (36 buracos), disputando pontos para os rankings da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe). O PL tem três percursos de 9 buracos cada – Glory, Lily e Pansy –  o que permite três combinações de campos de 18 buracos: Glory/Lily, o principal, onde jogam os scratches, Lily/Pansy e Pansy/Glory, o bastante para colocar até 240 jogadores em campo, mesmo nos dias mais curtos do outono.

Destaques – No masculino, que reúne 32 jogadores scratch, sendo oito com handicap índex inferior a 1, incluindo cinco com handicaps positivos, três jogadores do Damha são destaque, entre eles Marcos Negrini, número 1 de São Paulo e terceiro melhor brasileiro do WAGR, que busca seu terceiro título de 2024 depois de ter vencido o Aberto de Bauru, regional, e o Aberto Bandeirantes, do WAGR.

Também em busca de seu terceiro título da temporada, mas sobretudo de uma vitória ou segundo lugar que o recoloque no WAGR, está Herik Machado, do Damha, que vem de títulos regionais no Anexo Golf e em Rio Pardo. O terceiro destaque do Damha é Igor Cruz, que entrou para o WAGR ao ser vice-campeão do Aberto da Cidade de Curitiba, há um mês, e venceu o primeiro torneio da carreira na semana passada, no Aberto do Ipê, em Ribeirão Preto.

Mais favoritos – A lista de favoritos inclui ainda Gui Grinberg, do Lago Azul, que irá disputar seu primeiro torneio do ano válido para o WAGR, onde, mesmo sem competir desde julho passado, ainda é o quinto melhor brasileiro da lista. Gui venceu o torneio em 2019 e foi vice no ano passado, quando só foi superado pelo gaúcho Matheus Balestrin. Em 2020 e 2021 o Aberto do PL não foi jogado por causa da pandemia.

Destaque ainda para os juvenis número 1 e 2 do Brasil: Guilherme Ziccardi, do Clube de Campo, que vem de uma vitória e mais três Top 5 no ano, incluindo dois em torneios internacionais; e Paco Casini, do Campo Olímpico (RJ). Destaque ainda para Jocimário Souza, do Santa Mônica (PR), que venceu o Aberto de seu clube, em março, válido para o WAGR.

Feminino – Entre as mulheres, o destaque é Lauren Grinberg, que voltou a ser a número 1 do Brasil depois de dois anos, ao vencer seus três últimos torneios válidos para o WAGR: o Aberto do Estado de São Paulo, em novembro passado; e o Campeonato Bandeirantes e o Aberto da Cidade de Curitiba, ambos em março. Lauren venceu o Aberto Feminino do PL, em 2019, disputado separado do masculino, e foi vice-campeã em 2023.

Quem defende o título em busca do tricampeonato, é Valentina Bosselmann, do Itanhangá (RJ), campeã em 2022 e 2023. Valentina, que caiu para o segundo lugar do ranking este mês,  vinha de três outras vitórias em 2023, no Amador do Brasil, e nos Abertos do Campo Olímpico e Feminino do Itanhangá. Em 2024 foi vice nos dois torneios jogados, perdendo para Lauren no Bandeirantes e no Cidade de Curitiba.

Comissões – A Comissão de Honra será formada por Osmar da Costa Sobrinho, presidente da Confederação Brasileira de Golfe; Ademir Mazon, presidente da FPGolfe, e Seizo Yano, presidente do PL Golf Clube. A Comissão do Campeonato terá Koichi Ogata, Frank Cazabon, Claudio Mesquita, José Ângelo Lopes, Claudio Oliveira, Ana Paula Almeida e Mauro Batista (Diretor do Torneio). Os árbitros serão Frank Cazabon, Claudio Mesquita, José Ângelo Lopes, Claudio Oliveira e Mauro Batista.

Horários de saída de sexta-feira, 17/05

Horários de saída de sábado, 18/05

 

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.