Notícias

  • Home >>
  • notícias
quarta-feira 26 de junho de 2024

Interclubes Feminino de SP: São Fernando conquista invicto o tetracampeonato da 1ª Categoria

Na 2ª Categoria, o São Paulo Golf Club sofre sua única derrota, mas vence com folga

 

Acima, equipe do São Fernando comemora título da 1ª Categoria. Abaixo, o time do São Paulo, vencedor da 2ª Categoria. Fotos: Thais Pastor/F2 Comunicaçao

O São Fernando Golf Club, na 1ª Categoria, e o São Paulo Golf Club, na 2ª Categoria, foram os campeões do 47º Torneio Interclubes Feminino Scratch do Estado de São Paulo, que teve sua quarta e última rodada de 2024 disputada nesta terça-feira, 25 de junho, no Clube de Campo de São Paulo. O Interclubes Feminino é uma das competições mais antigas da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), jogado desde 1975, quando substituiu a Taça Cássio Muniz.

Veja as fotos da premiação
Aguarde álbum completo neste mesmo link

A competição é disputada por três jogadoras por time, na modalidade Match Play scratch (gross), todos contra todos, dentro de cada categoria, sendo que o handicap índex só é usado para delimitar as categorias: na 1ª Categoria podem participar golfistas de qualquer handicap; na 2ª Categoria apenas jogadoras com handicap índex de 15,1 em diante. As rodadas anteriores foram jogadas em março (apenas segunda categoria), abril e maio.

1ª Categoria – Depois de ter superado o Clube de Campo e o Guarapiranga pela contagem máxima de 6 x 0, nas rodadas anteriores, o  São Fernando chegou à decisão da 1ª Categoria, que reuniu quatro equipes, como virtual campeão, precisando apenas empatar um de seus três jogos do dia, contra o Arujá, para comemorar o título.

O confronto terminou em empate, com uma vitória, uma derrota e um empate – 3 x 3 –, dando ao São Fernando seu quarto título consecutivo da 1ª Categoria, depois de ter sido campeão em 2019, 2022 e 2023 (o torneio não foi jogado em 2020 e 2021 por causa da pandemia). O São Fernando, campeão invicto, com 5 pontos, jogou a rodada com Andrea Arruda, Stella Basile e Bia Yoon Chung.

O empate na última rodada deu o vice-campeonato ao Arujá, com 3 pontos. O Arujá vinha de quatro títulos nas nove edições anteriores (2013, 2015, 2016 e 2018). O Guarapiranga, que venceu as donas da casa por 6 x 0, somou apenas esses dois pontos, para ser o terceiro colocado, enquanto o Clube de Campo, que também só venceu um jogo, terminava em quarto, também com dois pontos, por ter feito menos pontos por equipes (8 contra 4) do que o adversário, o primeiro critério de desempate.

2ª Categoria – Com seis times participando, o São Paulo chegou à rodada final invicto, precisando vencer o Arujá, um de seus dois confrontos do dia, para ser campeão. Mesmo sendo surpreendido pelo Clube de Campo, que fez valer a vantagem de jogar em casa e se impôs por 5 x 1, o São Paulo foi campeão ao derrotar o Arujá, único que poderia lhe impedir o título, por 4 x 2, sendo que nenhum jogo passou do buraco 16. O Arujá ganhou três títulos nas sete edições, o último em 2018, quando fez dobradinha nas duas categorias.

O São Paulo, que jogou com Dayane Dezan, Stella Lin e Adelina de Souza, foi campeão com 8 pontos em 10 possíveis (quatro vitórias e uma derrota). Em segundo lugar, com 5 pontos, empataram o Clube de Golfe de Campinas e o Arujá, mas o time de Sumaré foi o vice-campeão, nos critérios de desempate, por ter feito mais pontos por equipe – 16 x 15 -, deixando o time de Arujá em terceiro lugar.

As outras três equipes empataram em quarto lugar, com quatro pontos cada, sendo que nos critérios de desempate o Guarapiranga, que defendia o título da categoria, terminou em quarto lugar, seguido pelo Clube de Campo e São Fernando.

Resultados completos do 47º Interclubes Feminino Scratch de São Paulo

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.